História

A Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária (APTEFC) foi criada na década de 70 pelo Professor Francisco Xavier Pina Prata, em pleno desabrochar do paradigma sistémico na Europa. Ao longo das décadas, Pina Prata assumiu a direção da Associação que procurou dinamizar no sentido de promover investigação, divulgação, formação de terapeutas familiares sistémicos, bem como da disponibilização de consultas de terapia familiar sistémica à comunidade.

Entre as atividades desenvolvidas destacamos:

  • Publicações Recortes
  • Pós-Graduação em Terapia Familiar Sistémica – Foram várias edições da pós-graduação, que facilitaram a formação de dezenas de terapeutas familiares e interventores sistémicos, tendo terminado a última edição em 2011.
  • Centro de Investigação e Apoio à Família (CIAF) – fundado em 1986, o CIAF visava promover a investigação, dinamizar seminários e conferências para divulgação científica, bem como manter um serviço de consultas aberto à comunidade. O serviço de consultas manteve a sua atividade por décadas, permitindo aos jovens terapeutas iniciarem a sua prática clínica com supervisão de terapeutas sistémicos experientes, dando resposta a uma necessidade sentida na comunidade.
  • Núcleo de Formação Sistémica – com vista a oferecer formação de curta duração dirigida aos profissionais que estão no terreno, sobretudo nas áreas social, saúde e educação, no sentido de promover e facilitar atualização profissional contínua e divulgar a abordagem sistémica. http://www.formacaosistemica.com/

A atividade da APTEFC acabou por ser suspensa após o falecimento do seu Fundador, a 07 de Novembro de 2011. A mesma foi retomada em 2017, dinamizada por um grupo de Terapeutas Sistémicos, formados pela APTEFC e orientados na sua formação pelo Professor Pina Prata, que se propuseram a dar continuidade à Associação e à sua missão.